Esta nova imagem nasceu da necessidade de criar uma identidade/imagem de marca do município que identifique a vertente e dinâmica turística/cultural do concelho.
"Queremos reforçar a representatividade do nosso concelho, através de uma imagem forte e de fácil memorização. Através da nova imagem queremos ir mais longe, dar a conhecer, através de uma comunicação arrojada a nossa capacidade de preservar o nosso património e de inovar, construindo o futuro", refere Joaquim Mota e Silva, presidente da Câmara Municipal.
Pretende-se que esta identidade visual, criada baseada num conhecimento alargado sobre todas as características consideradas importantes para um reconhecimento fácil, rápido e correcto, por parte de quem observa, seja o rosto de apresentação do município de Celorico de Basto.
O novo logotipo será assim utilizado nos documentos oficiais da autarquia, nas imagens representativas do Concelho bem como no material publicitário das actividades dinamizadas.
O conceito baseia-se numa forma que nasce na ilustração de uma camélia conferindo-lhe uma forma dinâmica com elemento ornamental que representa a cultura agrícola desta região (desde o milho, à vinha, às formas ornamentais existente no património do românico e das casa brasonadas.)
A cor verde com tons amarelos representa a cultura desta região baseada nos tons terra da agricultura (milho... e verde do vinho) com transparências sobrepostas umas nas outras representativas da transparência com que a autarquia trabalha para servir mais e melhor os munícipes.
Lettring com corpo, vincando uma identidade forte com carácter e modernidade.
Apostando na primeira leitura (Celorico) e o equilíbrio (de basto).
O município de Celorico de Basto tem por objectivo tornar-se mais atractivo junto dos Celoricenses sem descurar o país e o mundo.